Cave Colinas de Pedra

cave colinas de pedra
Share

No começo do ano nós fomos conhecer a Cave Colinas de Pedra que fica em Piraquara, bem pertinho de Curitiba. A Cave Colinas de Pedra é um lugar incrível onde o tempo parece que congelou. Rodeado por natureza e com espumantes ótimos. Com certeza um passeio inesquecível.

Assista o vídeo para saber mais sobre o nosso passeio por lá.

Como tudo começou

Em 1999 foi adquirida uma área de 45 hectares localizada nos fundos da Estação Ferroviária de Roça Nova, no município de Piraquara – Paraná, a fim de construir uma pousada ecológica. No ano seguinte, foram adquiridos em leilão público, a estação, o túnel ferroviário desativado, localizado a 140 metros da estação e uma litorina sucateada. Todos foram arrematados com a intenção de integrar o projeto da pousada.

Após a aprovação de todos os projetos, surgiu a ideia de viabilizar a adaptação do túnel em cave de maturação de espumantes. A partir de então, o túnel foi fechado nas duas bocas e, por dois anos consecutivos, foram realizados testes diários de temperatura e umidade, além de contatos e pesquisas com profissionais do vinho.

Ao final do período, foi constatado que a temperatura interna variava apenas 1°C ao longo de todo o ano, sendo 16°C no inverno e, no máximo 17°C, no verão, uma excepcionalidade que reunia as condições mais adequadas para a maturação de vinhos espumantes. Decidiu-se, então, postergar a construção da pousada, para investir em um audacioso projeto de maturação e processos finais do vinho espumante, dentro de um túnel.

O túnel possui extensão de 429 metros, com 5 metros de altura e 3,5 metros de largura. As duas portas internas, no espaço da cave, são portas tipo “cofre forte”, ambas de alta resistência. A capacidade de armazenamento é de 50.000 garrafas, porém existe uma cave reserva, podendo elevar esse número a 500.000 garrafas.

A Cave Colinas de Pedra faz a guarda, maturação e processos finais do vinho espumante, pelo método de elaboração Champenoise, que compreende a rèmuage, dégorgement, adição do licor de expedição, rolha, gaiola e rotulagem. A primeira fase de elaboração do espumante é feita pela tradicional vinícola brasileira Cave Geisse, localizada em Pinto Bandeira, Rio Grande do Sul, de propriedade do respeitado enólogo chileno Mário Geisse. Toda administração fica por conta da família de Ari Portugal, o fundador do espaço.cave colinas de pedra

Passeios

Estação Gourmet

A Estação Roça Nova, cuidadosamente restaurada seguindo as principais características da época, abriga em seus dois pavimentos, restaurante e loja de venda das Espumantes da Cave Colinas de Pedra. Na cozinha são elaborados pratos com muito carinho, que harmonizam com nos nossos espumantes. Todos em pequenas porções, além de queijos diversos, pães especiais, mini saladas e deliciosas sobremesas. Nossa Mesa Gourmet, como chamamos por aqui, convida os visitantes a degustar cada prato com muita tranquilidade e, é claro, apreciando um espumante, num ambiente cheio de nostalgia, por vezes interrompido pelos apitos dos trens que passam a poucos metros da estação.

Vagão Litorina

Trata-se de um carro-passageiro, fabricado na Philadelphia – USA, na década de 60, equipado com bancos para viagens, WC, cozinha e cabines de comando. Hoje sem os motores, este equipamento restaurado, proporcionará a você desfrutar um belo momento de nostalgia.

Túnel Ferroviário

O túnel, construído em 1883, abriga uma cave de envelhecimento de vinho espumante natural. O acesso até a Cave é feito por uma plataforma elétrica, capaz de transportar até 15 passageiros, num trajeto de 154 metros. Neste túnel, as garrafas permanecem no mínimo de 2 anos (Sur Lie), para maturação, período em que o vinho espumante ganha complexidade.

Descanso e Trilhas

Várias áreas de descanso, com gazêbos e confortáveis cadeiras, servem até para uma bela soneca. Redários e trilhas dentro da Mata Atlântica trazem uma sensação extraordinária de contato com a natureza.

Se você mora em Curitiba ou está à passeio na cidade a Cave Colinas de Pedra é um lugar especial e encantador para você conhecer.

Serviço:

Cave Colinas de Pedra
http://www.cavecolinasdepedra.com.br/

R. Antônio Brudeck, 100 – Roça Nova, Piraquara – PR, 83307-500, Brasil
Telefone: +55 41 99667-5000

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *