fbpx
Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Segundo dia em Évora com degustação do Esporão

Nossa aventura na histórica cidade de Évora continua, no roteiro de hoje vamos conhecer a Herdade do Esporão e São Lourenço do Barrocal.

Hoje começamos o dia do melhor jeito possível, com um ótimo café da manhã no Vitória Stone Hotel (olá quilinhos a mais).

Eu tenho um problema sério com o café da manhã de hotéis, quero experimentar tudo no primeiro dia, para nos dias seguintes aproveitar os meus favoritos rsrsrs.

Depois do café fomos para a nossa primeira degustação do dia na Herdade do Esporão.

Aperta o play para acompanhar tudo que fizemos nesse dia!!

Herdade do Esporão

Inaugurado em 1997 o espaço, recentemente remodelado, oferece wine bar, restaurante e é claro, visitas à vinícola e às vinhas.

Começamos o nosso passeio degustando os azeites no wine bar. Para quem gosta de azeites vale a pena comprar o azeite virgem extra Quinta dos Murças.

O “Paladar”, caderno de gastronomia do jornal Estadão, elegeu o Azeite Virgem Extra Esporão como o segundo melhor azeite de diversas nacionalidades encontrado em supermercados por menos de R$35.azeites herdade do esporão

Depois dos azeites começamos a degustação dos vinhos. Ao todo experimentamos 7 vinhos. Após a degustação fizemos uma visita guiada à adega, às caves e aos lagares.vinhos herdade do esporão alentejo vinhos herdade do esporão alentejovisita herdade do esporao visita herdade do esporao Infelizmente enquanto estávamos lá o restaurante estava muito movimentado e por isso não tivemos a oportunidade de experimentar os variados pratos da cozinha tradicional alentejana como a sopa de cação, e também especialidades, como o bacalhau frito à Esporão ou o assado à Esporão, feitos sob o comando do chef Miguel Vaz.

Ainda voltarei a Herdade do Esporão para conhecer o restaurante.

Herdade do Esporão
https://www.esporao.com/pt-pt/

Apartado 31, 7200-999, Reguengos de Monsaraz, Distrito de Évora – Alentejo
reservas@esporao.com
Telefone: (+351) 266 509 280

Um almoço especial no estilo “Farm to Table”

Como sugestão do pessoal do Esporão fomos almoçar no restaurante que fica no hotel São Lourenço do Barrocal.

O restaurante tem o estilo “farm to table” porque tudo que é produzido lá é utilizado na culinária, privilegiando a frescura do produtos sazonais e os sabores da produção local.

O que você pode esperar são pratos com um gostinho de caseiro e ao mesmo tempo com um toque de irreverência e contemporaneidade.

Nós iniciamos a nossa experiência gastronômica com o couvert (pão do baldio, palitos de pão torrado, azeite e azeitonas) e com 3 entradas divinas.

A primeira entrada foi o Carpaccio de vitela biológica São Lourenço do Barrocal com rúcula e queijo de Nisa, nunca tinha experimentado um carpaccio tão fresco e delicioso.

Depois seguimos com tempurá de feijões verdes e em seguida o pão de lagostins do Alquelva com caldo de peixe, este último foi com certeza o favorito do dia, poderia comer só ele que já estava bom demais.

entrada restaurante sao lourenco do barrocal

Tempurá de feijões verdes e o pão de lagostins

Como prato principal escolhemos as bochechas de vitela assada lentamente no forno com puré de batata doce. Como a vitela também é criada no Barrocal a carne é excepcional, muito tenra e bem temperada. A batata doce é muito utilizada na região e você irá encontrar muitos pratos com ela como guarnição.

prato principal restaurante sao lourenco do barrocal

Bochechas de vitela assada lentamente no forno com puré de batata doce

Para a sobremesa escolhemos o toucinho do céu acompanhado com sorvete. O toucinho do céu é um dos doces mais famosos da culinária portuguesa, a textura dele é quase como um brownie de gemas e para mim, grande apreciadora de doces que levam ovos, achei o doce realmente do céu.

sobremesa restaurante sao lourenco do barrocal

Toucinho do Céu

Acompanhando o nosso almoço nós degustamos alguns vinhos da herdade do Barrocal. A produção dos vinhos é resultado de um trabalho delicado e meticuloso da enóloga Susana Esteban e a harmonização com os pratos é indescritível.

Hotel e SPA São Lourenço do Barrocal

Além do restaurante São Lourenço do Barrocal também possui Hotel e Spa. Os quartos são muito amplos e aconchegantes, parece que você está numa casa típica em uma fazenda, mas é claro com todas as mordomias que você poderia imaginar.

Você pode esperar uma estadia com requinte, sofisticação e ao mesmo tempo simplicidade, o que torna o espaço ainda mais incrível.

São Lourenço do Barrocal
https://barrocal.pt/pt/

7200-177 Monsaraz, Portugal
reservations@barrocal.pt
Telefone: (+351) 266 247 140

COMPARTILHE

Ainda sem comentários

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.