
Na semana passada aconteceu o evento ModaLisboa onde acontece a apresentação oficial das Coleções de Criadores Portugueses.
Esse já é o 25 ano do evento que tem como missão divulgar o melhor da moda portuguesa para o mundo.
Ao longo das últimas 25 edições, muitos designers foram descobertos através da plataforma dedicada aos novos criadores, denominada Sangue Novo, bem como novos talentos na passerelle e hoje eu vou te apresentar 4 estilistas portugueses que desfilaram nessa edição e que as coleções ficaram simplesmente incríveis.
LUÍS CARVALHO | SS 17
O estilista Luís Carvalho é sempre atento aos detalhes, procurando o equilíbrio entre o clássico e o casual. A sua assinatura está sempre presente nas misturas e contrastes com os quais gosta de brincar.
Com inspiração no estilo de Debbie Harry dos Blondie surge “Heart of Glass”, uma coleção com referências nos estilos pop/rock dos anos 70.
A silhueta varia entre o crop/longo e o skinny/XL, em materiais que contrastam entre o fluido e o estruturado onde são exploradas diferentes texturas.
A paleta de cores tem como referência as obras da artista plástica dos anos 70, Gretchen Albrecht, que resulta numa explosão de cores vivas que variam entre o coral, verde, vermelho e o azul.SAYMYNAME | SS 17 KISS ME LIKE YOU MISS ME
SAYMYNAME é uma marca portuguesa criada pela designer de moda Catarina Sequeira, formada pela escola de moda Gudi, no Porto.
Uma intensa atitude de rua traz o tom da coleção definido por um público de estilo esportivo.
Alguns decotes de vestidos são cortados estilo badanas com apenas uma alça. Pequenas aberturas laterais na linha da cintura quebram a sua forma da cintura para baixo. Grandes bolsos de pala geométricos e saias jardineira são destaque na coleção.
Peças simples como o vestido tubular ou o vestido camiseiro apertado apenas no colarinho e as calças cargo surgem em forte contraste com as peças drapeadas.
As grandes mangas raglan da gabardine, os blusões bomber e as blusas baggy com folhos na bainha contrastam com as camisas simétricas com aberturas nas mangas.
CHRISTOPHE SAUVAT | SS 17
Esta nova coleção verão 2017 é inspirada em 3 distintas cidades: La Palmeraie, Arequipa e Capri, que, com as suas fortes características, permitiram Christophe Sauvat criar uma linha única.
LA PALMERAIE
A inspiração para esta nova coleção de cruzeiro é o exotismo e ao mesmo tempo um ritmo de vida tranquilo. Tem o azul, o branco e o bege como cores chave e a elegância como mote.
AREQUIPA
A combinação da mistura dos vulcões, o deserto e a cidade cria prints subtis para uma coleção refinada, tendo tons terra, azul e cor-de-rosa fortes como cores predominantes.
CAPRI
Christophe Sauvat inspira-se em cada detalhe desta ilha tão mágica. Sobressaindo claramente o azul, o print azulejo e o print jardim suave e fluído.FILIPE FAÍSCA | SS 17
Na tela, Brigitte Bardot deu início ao desfile de Filipe Faísca. A nova coleção põe em causa a temporalidade, num mundo implacável, que não pára. A Retrospetiva do designer compôs-se de coordenados coloridos em amarelo, azul, branco, camel, tonalidades de verde e padrão floral. Esta coleção recupera ainda o artesanato português com chapéus e cestos feitos por uma artesã.
Via: ModaLisboa.pt
Fotos: Rui Vasco
O que você acha?