É verdade que tomar relaxante muscular atrapalha o efeito da musculação?

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Há quase um mês eu voltei firme e forte para a academia, mas voltar nunca é muita fácil rsrs.

Eu sentia muita falta da rotina de exercícios, porque fazendo exercícios regularmente ficamos mais bem dispostos, com bom humor e com aquela sensação de dever cumprido.

O único problema é que quando voltamos a fazer exercícios como a musculação o nosso corpo leva um tempo para se adaptar e ficamos com aquelas dores musculares por um ou dois dias.

Como estou começando um novo treino e também estou experimentando várias aulas que eu nunca tinha feito na Companhia Athética, toda semana eu fico um pouco dolorida, e confesso que tenho muita voltande de tomar um relaxante muscular, mas conversando com profissionais da área eu percebi que essa não é uma boa ideia.

Porque tomar relaxante muscular interfere no processo de recuperação e adaptação do músculo ao exercício. “A dor é resultado do processo inflamatório por causa de microlesões no músculo geradas pelo desgaste do treino”, explica o fisiologista Giovani Cunha, de Porto Alegre. “Esses pequenos traumas levam à regeneração e ao crescimento muscular”, diz. Como o remédio inibe a contração – e, com isso, as microlesões -, se você faz dele um hábito, a ginástica acaba não fazendo o efeito que deveria. “Sentir dor depois de um treino novo ou pesado é comum, e o melhor é dar tempo ao corpo para vencê-la naturalmente”, completa o professor de educação física Gabriel Gomes, da Bio Ritmo, em São Paulo.

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Se você quer aumentar a massa muscular essas dores 24/48hrs depois do treino são esperadas, mas ao invés de correr e tomar um relaxante muscular tem algumas coisinhas que você pode fazer para diminuir a dor.

Uma dica simples é fazer 10 minutos de aeróbicos leves após o treino, isso pode ajudar muito a recuperação de microlesões, levando mais aporte sanguíneo, que retira excretas e leva oxigênio e outras substâncias, além de carregar células inflamatórias sanguíneas que irão agir na região, outra dica é se alongar após o treino, fazendo o sangue se concentrar nas áreas treinadas.

Outra dica muito boa para quem quer ganhar massa muscular é fazer
uma suplementação pós-treino com proteína, carboidratos, creatina e glutamina, isto aumentará a velocidade da recuperação do músculo, mas a dor aparecerá do mesmo jeito.

Espero que vocês tenham gostado das dicas!!

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